Agenda Cultural

ONU: 140 Mulheres Mortas Diariamente em Feminicídios Globais

Um novo relatório da ONU Mulheres e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) revelou dados alarmantes sobre feminicídios em todo o mundo. Em 2023, um total de 85 mil mulheres e meninas foram mortas intencionalmente, o equivalente a 140 vítimas por dia ou uma a cada dez minutos. Esse número representa uma tragédia global de proporções devastadoras.

De acordo com o relatório intitulado “Feminicídios em 2023: Estimativas Globais de Feminicídios por Parceiro Íntimo ou Membro da Família”, divulgado em 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a maioria dos assassinatos – 60% – foram cometidos por parceiros íntimos ou outros membros da família. A distribuição geográfica da violência mostra padrões preocupantes: o continente africano apresentou as taxas mais altas de feminicídios relacionados a parceiros íntimos e familiares, seguido pelas Américas e pela Oceania.

Em análise regional, os dados revelam que na Europa e nas Américas, um padrão se repete. **64% e 58% das mulheres mortas em ambientes domésticos, respectivamente, foram vítimas de parceiros íntimos**. Em outras regiões, membros da família figuram como os principais agressores. O relatório destaca que “Mulheres e meninas em todo o mundo continuam a ser afetadas por essa forma extrema de violência baseada no gênero e nenhuma região está excluída.” Além dos assassinatos cometidos por parceiros ou familiares, o documento alerta para outras formas de feminicídio, responsáveis por mais 5% dos homicídios contra mulheres em 2023.

As conclusões do relatório são contundentes: “Apesar dos esforços feitos por diversos países para prevenir os feminicídios, eles continuam a registrar níveis alarmantemente elevados. São, frequentemente, o culminar de episódios repetidos de violência baseada no gênero, o que significa que são evitáveis por meio de intervenções oportunas e eficazes.” A ONU, por meio desse relatório, reforça a urgência de ações globais e locais para combater a violência letal contra as mulheres. O documento serve como um apelo à comunidade internacional para o desenvolvimento e a implementação de políticas mais eficazes na prevenção e no combate ao feminicídio, reconhecendo a necessidade de abordagens multifacetadas que envolvam os sistemas de justiça, os serviços de apoio às vítimas e a conscientização pública sobre a gravidade do problema.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.