O Museu Câmara Cascudo (MCC) vai estrear uma série de novidades ao público durante o fim de semana. São novas exposições, instalações temáticas e a revitalização da área verde do Parque do Museu. O lançamento das novas atrações acontece dentro da programação da 16ª Primavera dos Museus, evento nacional que acontece em museus de todo o país, este ano com o tema: Independência e Museus: outros 200, outras histórias.
A partir de sábado, o público terá acesso a uma nova exposição sobre Luzia Dantas, escultora potiguar falecida em fevereiro, e, que vai destacar a obra da artista preservada no acervo do MCC. São 25 obras, talhadas em Imburana com temáticas sacras e profanas, com peças que representam a devoção católica, além do cotidiano do sertanejo, em uma das mais antigas coleções do museu, iniciada ainda nos anos 60, com o reconhecimento da sua arte por Veríssimo de Melo e Câmara Cascudo. A nova exposição conta com o apoio do Sesi-RN.
No mesmo dia, será liberada a visitação dos cataventos figurados do artista Zé de China, considerado o mestre da arte popular em movimento, trazidos ao MCC em uma parceria com o Centro de Educação da UFRN e a Prefeitura de Major Sales (RN), além de uma estátua em tamanho natural de Luís da Câmara Cascudo sustentado por sua obra intelectual, ele que foi um dos fundadores do Instituto de Antropologia, primeira instituição de pesquisa científica do RN e precursora do MCC, além de folclorista reconhecido internacionalmente por trazer o foco para a cultura popular brasileira. A instalação é fruto da parceria com a Caurn e o Sicoob.
O público também poderá ter acesso às novas instalações no Parque do Museu, incluindo a sinalização botânica de quarenta espécies de plantas presentes na área verde, um orquidário com espécies nativas da região, além de um viveiro de mudas, todas ações coordenadas pelo Setor de Estudos Ambientais do MCC.
As atividades da 16ª Primavera dos Museus seguem até o domingo (25) com atividades como visitas temáticas às exposições, oficinas e feirinha de fotografia do 2º Festival DaFoto!, sessões do Planetário da UFRN Barca dos Céus, atrações musicais como a Nação Zamberacatu, a banda Canto Livre e a Orquestra da Ilha de Música, além do Sarau Insurgênicas Poéticas. A programação conta aínda com rodas de conversa sobre sustentabilidade, distribuição de mudas e uma feirinha de primavera. No domingo, a programação termina com a apresentação de teatro de mamulengos para crianças com Julhin de Tia Lica.
Outra novidade é que o horário de visitação foi ampliado durante esta semana. Até sexta-feira (23), os visitantes podem entrar no MCC das 8h30 às 20h30; no sábado, das 8h30 às 20h. No domingo, as visitas acontecem das 13h30 às 18h. A programação completa e atualizada está disponível no site www.mcc.ufrn.br ou pelo instagram @mccufrn.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.