Em homenagem ao Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril, será aberta a Mostra Fotográfica “Dança do Toré”, a partir desta quinta-feira (13). As fotos foram elaboradas em 2012 pelos fotógrafos Cláudio Marques, Adrovando Claro e Fernando Pereira, todos, membros do Foto Clube de Natal, localizado no bairro de Pitimbu. A exibição acontecerá no Centro de Visitantes do Parque da Cidade até o dia 23 de abril.
Segundo o programa Povos Indígenas no Brasil, “Dança do Toré” é uma importante prática ritual dos grupos indígenas capaz de balizar as diferenças internas projetando os grupos nas situações de contato. No Rio Grande do Norte, os índios Potiguaras realizam o Toré nas comemorações ao Dia do Índio como um ritual sagrado que celebra a amizade entre as distintas aldeias, realçando o sentimento de grupo e de nação.
A Tradição do Toré
A dança é um ritual sagrado, comum a todos os povos indígenas da América. No ritual, os participantes entoam cânticos tradicionais e ancestrais para buscarem integração com as forças da natureza.
É uma dança que está na própria percepção e representação da tradição coletiva, sendo, portanto, um elemento essencial para eles se pensarem enquanto possuidores de um passado histórico comum. As letras das cantigas evocam elementos cosmológicos ligados à religiosidade católica.
Uma das características do atual Toré que se relaciona bem de perto com as crenças indígenas é o processo de manifestação dos caboclos no terreiro. São espíritos de vivos que se encontram em aldeias distantes.
Horários e funcionamentos
O Parque da Cidade funcionará normalmente durante o feriado da Semana Santa. Quem gosta de fazer caminhadas nas trilhas, os portões abrem das 5h às 18h. O Centro de Visitantes, das 8h às 17h30 e dispõe de sala de exposição dos animais empalhados, biblioteca, lanchonete, jardim temático, banheiros e bebedouro e mostras fotográficas. O aluguel de bicicletas também estará à disposição dos visitantes no início da manhã e à tarde para um agradável passeio que mistura exercício e contemplação da natureza e toda a beleza que o Parque da Cidade proporciona.
A torre panorâmica onde funciona o Memorial Natal e é gerenciado pela Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), não abrirá na sexta-feira santa. No demais dias, abrirá das 14h às 17h30h.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.