Mundo

Biden defende Obamacare e afirma ter iniciado transição de poder

(ANSA) – O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu nesta terça-feira (10) a manutenção do Obamacare, o sistema de saúde criado na gestão de Barack Obama, e afirmou já ter iniciado a transição de poder para tomar posse no próximo dia 20 de janeiro.

“A saúde não é uma questão partidária, mas os republicanos a ideologizaram, com o risco de roubar a cobertura de saúde de milhões de americanos”, disse.

Biden defendeu o Obamacare e alertou sobre os riscos de sua possível abolição em meio a uma pandemia que afetou mais de 10 milhões de americanos.

“O Obamacare salvou muitas vidas e salvou milhões de famílias da ruína financeira”, enfatizou o presidente eleito, reiterando que a partir de 20 de janeiro, dia da sua posse na Casa Branca, um dos seus primeiros objetivos será estender e melhorar o programa. “Esta é a minha promessa”.

Na tarde desta terça-feira, os juízes da Suprema Corte dos EUA estão ouvindo argumentos de um processo aberto pelos governos estaduais comandados pelo Partido Republicano, com o apoio de Donald Trump, para tentar invalidar o programa de acesso a planos de saúde.

Biden explicou que o programa é, “para muitos americanos”, uma questão de vida e morte, literalmente”. “Eu não sou ingênuo sobre o fato de que o acesso a saúde é um assunto que dividiu os americanos no passado, mas a verdade é que o povo americano está mais unido do que dividido sobre esse tema, hoje”.

A vice eleita, Kamala Harris, também defendeu a continuidade do Obamacare para garantir o acesso à saúde por americanos que sofrem com doenças pré-existentes. “Se a Suprema Corte concordar com os opositores da lei, a decisão pode levar embora o acesso à saúde de 20 milhões de americanos”, alertou.

Transição

Durante seu discurso, Biden também afirmou que sua equipe está “iniciando a transição” e que ela “já está em andamento”. “Nada pode nos deter”, respondeu ele ao ser questionado sobre o fato de Trump não ter reconhecido sua vitória.

“A recusa de Donald Trump em conceder a vitória não tem muitas consequências. No caminho da transição podemos avançar sem fundos e sem briefing”, acrescentou.

Após a imprensa americana especular que o democrata poderia entrar com um processo contra a administração republicana, ele explicou que não vê “necessidade de ação judicial para garantir a transição”.

Para Biden, a atitude de Trump “é constrangedora, uma vergonha para todo o país”. Perguntado se tinha algo a dizer a ele, o democrata afirmou, sorrindo: “Estou ansioso para a nossa conversa”.

Secretário de Estado

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, não reconheceu a vitória de Biden na eleição presidencial de 3 de novembro e disse que o segundo mandato de Trump virá depois de uma “transição tranquila”.

“Teremos uma transição tranquila para o segundo mandato de Trump”, disse o chefe da diplomacia norte-americana, em entrevista coletiva.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.