Após manter a suspensão das aulas nas escolas públicas de Parnamirim, até pelo menos 9 de outubro, o prefeito Rosano Taveira cedeu à pressão dos empresários da educação e liberou o “retorno gradativo” das aulas presenciais nas escolas de ensino privado.
Parnamirim é a segunda cidade do Rio Grande do Norte a permitir a retomada durante a pandemia da Covid-19. A primeira foi Natal.
O decreto foi assinado no dia 10, mas publicado apenas nesta terça-feira (15), no Diário Oficial do Município. Ele libera retorno imediato das instituições e estabelece normas como distanciamento de 1 metro entre alunos e professores.
Conforme o documento, antes do retorno, as escolas terão que testar todos os funcionários e aqueles que forem positivos deverão ficar afastados por 14 dias. Já o retorno do aluno ao ambiente escolar “deverá ser precedido de autorização prévia e expressa do seu responsável legal”.
“Os estabelecimentos de ensino abrangidos por este decreto deverão priorizar medidas para distribuir a realização das aulas presenciais intercaladamente entre as séries e/ou turmas, durante os dias da semana, de modo a evitar o máximo possível a aglomeração de pessoas e alunos dentro do ambiente escolar”, diz trecho do decreto.
O uso de máscaras segue obrigatório. As aulas presenciais estavam suspensas desde o dia 18 de março no Rio Grande do Norte, por causa da pandemia do novo coronavírus.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.