Variedades

Em trimestre marcado pela pandemia, Ambev teve queda de 49,4% no lucro líquido

No trimestre em que foram sentidos os mais duros efeitos da pandemia da Covid-19 nos 18 mercados em que atua, a Ambev reagiu acelerando sua estratégia baseada em inovação e relacionamento com seu ecossistema – o que se traduziu, sobretudo, em novas formas de se comunicar com o consumidor e de levar seus produtos até ele. Essa reação ajuda a explicar como o volume de vendas da Ambev variou ao longo do trimestre, numa melhora gradual. O volume caiu 27% em abril e 7% em maio, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em junho, subiu 5%. No consolidado, o volume caiu 9,4% no trimestre mais difícil da história da companhia.

No período, o lucro líquido consolidado da Ambev teve queda de 49,4%, em comparação ao segundo trimestre do ano passado. A receita líquida consolidada teve queda de 10,4%, somando R$ 11,6 bilhões. Já o EBITDA caiu 33,6%, totalizando R$ 3,3 bilhões.

O trimestre foi marcado pelas severas restrições de movimento em todos os mercados da Ambev. Embora cada país tenha reagido à Covid-19 de um jeito, em todos as vendas a bares e restaurantes foram fortemente afetadas. Com o consumidor em casa, a Ambev protagonizou um esforço amplo para levar conveniência até ele, criando novas ocasiões de consumo e reforçando suas operações D2C (Direct to Consumer).

“Nesse momento, todos estão se reinventando. Os consumidores estão mudando seus hábitos, exigindo mais conveniência e novas formas de entretenimento. Os bares, restaurantes, cafés, clubes e hotéis também estão se reimaginando. Nos organizamos para responder rapidamente a essas mudanças e estamos começando a ver os benefícios da nossa nova mentalidade e estratégia, que desde o ano passado estamos estruturando”, disse Jean Jereissati, CEO da Ambev.

As plataformas de vendas diretas ao consumidor Zé Delivery (no Brasil), Tucerveza.do (na República Dominicana) e Appbar (na Argentina) cresceram de maneira significativa. O Zé Delivery, por exemplo, teve 5,5 milhões de pedidos no trimestre – um número 3,6 vezes maior do que em todo o ano de 2019.

Ambev 2T20 resultado balanco

Em outra frente impulsionada pela tecnologia e pelos novos hábitos de consumo na quarentena, as lives se destacaram como forma de conexão direta com o consumidor. Realizadas e patrocinadas por marcas da Ambev entre abril e junho, as 398 transmissões ao vivo tiveram um total de 676 milhões de visualizações no Youtube – um fenômeno de engajamento que fez com que as marcas da Ambev fossem citadas espontaneamente 2,2 milhões de vezes em redes sociais. Lançada em fevereiro e impulsionada pelo fenômeno das lives, a Brahma Duplo Malte alcançou, em três meses, o volume planejado para dois anos após o lançamento

Além da inovação proporcionada pela tecnologia (simbolizada pelas plataformas D2C e pelas lives), outro pilar estratégico é ver a Ambev como parte de um ecossistema – o que guia suas ações direcionadas a todos os públicos com que se relaciona. A empresa focou energias para amenizar o impacto da pandemia nos mercados onde atua. Iniciativas da Ambev como a produção de álcool em gel e máscaras faciais e a ampliação de um hospital foram algumas das iniciativas reconhecidas pelas Nações Unidas com o Prêmio Solidariedade, em edição especial sobre os impactos da COVID-19. O apoio a bares e restaurantes por meio do Movimento NÓS e das iniciativas Apoie um Restaurante, de Stella Artois, e Ajude um Buteco, de Bohemia, também contribuíram para impactar positivamente os negócios de 300 mil pontos de venda.

“Continuamos investindo no futuro. Preservamos os principais investimentos em vendas e marketing relativos à renovação de nosso portfólio e inovação, e continuaremos fazendo isso daqui para frente. Mas os desafios à frente ainda são significativos e exigirão muito esforço de todos”, diz Lucas Lira, diretor de Finanças e Relações com Investidores da Ambev

Nos mercados internacionais, os resultados variaram de acordo com os diferentes cenários econômicos e sociais dos países em sua reação à pandemia. A zona mais afetada foi CAC (Central America and the Caribbean), com queda de 39,4% no volume. Os países da LAS (Latin America South) tiveram um declínio menor de 16,5% no volume, que no Canadá subiu 0,3%.

Consolidado (18 países onde a Ambev opera)

Resultado 2° tri 2020 vs. 2° tri 2019

A receita líquida consolidada reduziu 10,4%, ficando em R$ 11,6 bilhões, enquanto o volume de vendas registrou queda de 9,4%, chegando a 33,4 milhões de hectolitros, com queda de 1,0% na receita por hectolitro.

Brasil – Ambev

Resultado 2° tri 2020 vs. 2° tri 2019

A receita líquida teve queda de 6,7% no 2º trimestre de 2020, chegando a R$ 5,8 bilhões. O volume total de vendas (cerveja + não alcoólicos) foi reduzido em 4,4% para 23,1 milhões de hectolitros, com queda de 2,5% na receita por hectolitro. Em cerveja, o volume de vendas caiu 1,6% para 17,9 milhões de hectolitros. A receita líquida da venda de cerveja atingiu R$ 5,1 bilhões, e a receita por hectolitro caiu 1,6%. No segmento de bebidas não alcoólicas, o volume de venda caiu 12,9% no trimestre, totalizando 5,1 milhões de hectolitros.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.