Em entrevista coletiva no início da tarde desta quarta-feira (20), o secretário adjunto em Saúde, Petrônio Spinelli, apresentou os novos dados do coronavírus no Rio Grande do Norte. Segundo o boletim divulgado, 10 novos óbitos foram registrados nas últimas 24 horas, o que elevou para 170 o total de mortes por Covid-19 em todo o estado. Há ainda 50 óbitos em investigação.
O número de casos confirmados chegou a 3.796, o que representa 313 novos infectados de ontem para hoje. Além disso, existem 11.781 suspeitos (que ainda aguardam resultados dos exames), 8.474 descartados. O total de recuperados é de 992 pacientes.
“A taxa de isolamento, que é de 41%, está bastante abaixo da ideal, o que justifica o grande aumento de infectados no estado. Além disso, o total de pacientes internados é 393, entre confirmados e suspeitos”, diz Petrônio Spinelli.
O alerta se faz necessário porque, apesar do aumento na disponibilidade de leitos, a lista de solicitações por internação continua aumentando. A situação é a seguinte:
- Há 11 pacientes classificados como prioridade “1”, a mais grave, aguardando internações em hospitais designados a tratar a doença no estado;
- Na prioridade “2” são 9 pacientes (que necessitam de intubação) à espera de internação;
- O número de pacientes que aguardam internação classificados como prioridade “3” (que não precisam de tratamento complexo) somam “53”.
Atualmente, a taxa de ocupação nos leitos do RN para tratamento de Covid-19 está distribuída da seguinte forma:
- Região Oeste: 97% dos leitos estão ocupados;
- Região Metropolitana de Natal: registro de 88% de ocupação
- Região Seridó: 72% dos leitos ocupados
- Pau dos Ferros: ocupação de 75%
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.