Rio Grande do Norte

Carreira profissional cede lugar ao empreendedorismo no RN

Trilhar o caminho dos estudos para garantir uma carreira profissional ou se fixar no mercado de trabalho formal ainda são as formas mais usuais para a maioria dos potiguares conquistar a sonhada estabilidade. Contudo, uma outra parcela está trocando essa carreira pelo empreendedorismo como forma de alcançar o sucesso. De acordo com informações do Sebrae, 48% dos Microempreendedores Individuais (MEI) formalizados no Rio Grande do Norte deixaram de lado o emprego com carteira assinada para ser dono do próprio negócio. Outros 20% dos formalizados já empreendiam, mas de maneira de informal. Hoje, o estado tem mais de 124 mil microempreendedores registrados.

Segundo a pesquisa Perfil do MEI, diferentemente do esperado, 42% continuam desenvolvendo a mesma atividade que tinha como empregado formal, mas agora como MEI. Outra ideia que o levantamento esclarece tem a ver com a ‘pejotização’ das carreiras. De acordo com a pesquisa do Sebrae, dos empreendedores potiguares que tinham carteira assinada e se formalizaram como MEI, somente 12% continuam atuando como pessoa jurídica na mesma empresa em que já desenvolviam atividades.

O Microempreendedor Individual é aquela categoria jurídica que engloba profissionais autônomos formalizados que trabalham por conta própria, que têm faturamento anual bruto de até R$ 81 mil e até um funcionário contratado com carteira assinada. Entre as obrigações estipuladas para esse público, está a declaração do quanto o negócio faturou no ano anterior. O prazo para entregar esse documento – a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) – vai até maio. O procedimento é obrigatório e a não realização do mesmo pode resultar na aplicação de multa ao empreendedor.

O envio da DASN é uma obrigação do MEI que comprova o valor total das vendas de produtos e prestação de serviços (em dinheiro, cheque e/ou cartão) efetuadas com ou sem emissão de notas fiscais, sem dedução de nenhuma despesa, referente ao ano anterior. Neste ano, além de ser penalizado no bolso, o MEI que não entregar a DASN ficará impedido de emitir os boletos mensais das obrigações tributárias (Documento de Arrecadação Simplificada – DAS)

Se o MEI estiver inadimplente, ele pode ainda perder os benefícios adquiridos com a formalização como, por exemplo, o direito à Previdência Social. Além disso, caso a DASN não seja entregue em dois anos consecutivos, e nenhum boleto tenha sido pago durante este período, o empreendedor corre o risco de ter o CNPJ cancelado.

Como enviar a DASN

1 – Acesse a declaração anual no Portal do Empreendedor.

2 – Preencha o número do seu CNPJ (utilize, preferencialmente, o navegador Internet Explorer para evitar problemas).

3 – Em “Tipo de Declaração”, selecione o campo “Original” e o “Ano-Calendário de 2019”. Caso precise alterar alguma informação referente à DASN, já enviada, marque “Retificadora”. A opção “Situação Especial” deve ser marcada somente no caso de baixa da empresa em 2019.

4 – Na próxima tela, informe no 1º campo o “Valor da receita bruta de vendas nas ocupações de comércio/indústria, transporte intermunicipal ou interestadual e fornecimento de refeições em 2019”. Já o segundo campo deve ser preenchido apenas se houver “Receita bruta com as ocupações de prestação de serviço em geral”. Além disso, marque se a empresa teve empregado(s) em 2019.

5 – Confira as informações, clique em “Continuar”. Confira o extrato de pagamentos dos boletos anuais e vá em “Transmitir”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.