O Ministério da Saúde liberou R$ 3,4 milhões para os municípios do Rio Grande do Norte. Com esse recurso extra, a expectativa é melhorar a cobertura vacinal e controlar surtos, interromper a transmissão do sarampo e de outras doenças espalhadas pelo Brasil. A portaria com a lista com os valores, por cidade, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (16).
Para que os municípios recebam essa verba, é preciso cumprir duas metas: Vacinar, pelo menos, 95% das crianças de 12 meses de idade com a primeira dose da vacina tríplice viral, que ajuda a evitar o sarampo, rubéola e caxumba; além disso, é preciso informar o estoque das vacinas de poliomielite, tríplice e pentavalente para as Secretarias de Saúde do Estado e ao Ministério da Saúde.
De acordo com o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Erno Harzheim, com esse dinheiro extra, será possível superar as dificuldades específicas de cada município para oferecer mais vacinas para a população.
Campanha
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo tem como prioridade as crianças de seis meses até menores de cinco anos. Ela começou no dia sete deste mês e vai até 25 de outubro, sendo que neste sábado, dia 19, será realizado o Dia D com milhares postos de vacinação abertos por todo o país.
Sarampo no RN
De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), publicado em 11 de outubro, o RN tem 4 casos confirmados de sarampo, e 47 casos em investigação.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.