Rio Grande do Norte

Advogado suspeito de chefiar facção criminosa no RN é preso pela PF

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (3), em conjunto com o Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN, e apoio da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, a Operação Extração, que busca desarticular célula regional de facção criminosa com atuação nacional.

As medidas cautelares foram deferidas pela Justiça Estadual de Mossoró, que expediu 16 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de prisão preventiva, além de 01 mandado de prisão temporária (contra um advogado potiguar suspeito de integrar a organização criminosa).

Cerca de 90 policiais federais cumpriram os mandados nas cidades de Natal, Mossoró, Extremoz, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante e Pau dos Ferros.

As investigações foram intensificadas em junho de 2019, depois que a Polícia Federal identificou o planejamento de “um salve” (ações criminosas desencadeadas de forma coordenada) pela facção no Rio Grande do Norte.

A organização planejava aterrorizar a população, por meio do incentivo aos faccionados à prática de ações violentas contra pessoas e bens em várias cidades do RN. No salve identificado pela PF, a facção criminosa também planejava ataques dentro do sistema prisional potiguar, incentivando a violência contra integrantes de facções rivais e sugerindo confrontos com as forças policiais do Rio Grande do Norte.

Durante o processo de investigação, informações foram compartilhadas com autoridades do RN e medidas preventivas adotadas. Não houve registro de atentados no período.

Todos os presos ocupam posições de liderança na filial potiguar da facção criminosa que teve origem no São Paulo: o PCC.

O advogado, hoje preso temporariamente em Natal, teve especial participação na “circulação” do salve em junho de 2019, sendo o suposto responsável pela comunicação e transmissão das ordens (salves) entre as lideranças presas e membros da alta cúpula ainda em liberdade.

O crime de promover, previsto na Lei nº 12.850/2013, pune com pena de reclusão de 3 a 8 anos, e multa, sem prejuízo das penas correspondentes às demais infrações penais praticadas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.