O Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região fechou dezoito academias durante as fiscalizações feitas pela equipe da entidade nos três primeiros meses de 2019. Seis delas foram autorizadas a voltar a oferecer as atividades de treinamento depois que regularizaram suas situações. As outras doze academias foram fechadas definitivamente e não podem receber alunos.
O CREF16/RN fiscalizou mais de 360 locais onde são oferecidos serviços de atividade física ou desportiva, como academias, escolas, clubes e condomínios. A fiscalização do Conselho passou por quarenta e cinco cidades durante o primeiro trimestre do ano. Os fiscais identificaram 109 academias de ginástica com algum tipo de irregularidade, como a falta de Profissionais de Educação Física, débitos ou estrutura inadequada.
Para funcionar de forma regular, a academia e qualquer lugar que ofereça o serviço de atividade física, precisa ser devidamente registrado no Conselho Regional de Educação Física, ter autorização de órgãos reguladores como Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros e apresentar o quadro de Profissionais de Educação Física habilitados para exercer a função de prescrição e acompanhamento dos exercícios.
Entre janeiro e março, o Conselho apurou 51 denúncias de irregularidades em academias do Rio Grande do Norte ou no exercício do trabalho de Profissional de Educação Física.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.