O Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit) declarou situação de emergência na Ponte de Igapó, que passa sobre o Rio Potengi ligando as zonas Norte e Oeste de Natal. O ato foi publicado nesta sexta-feira (8) no Diário Oficial da União. Mesmo com a declaração, a ponte continua com tráfego aberto aos veículos.
De acordo com o órgão federal, a ponte apresenta comprometimento estrutural de peças, principalmente em 11 pilares do lado direito. Segundo o documento (veja aqui), as áreas mais críticas são os trechos das vigas longitudinais entre os pilares P3 e P4, entre os pilares P4 e P5 e entre o pilar P16 e no Encontro E2.
Também foram encontrados comprometimentos no lado esquerdo da ponte. As áreas diagnosticadas ficam nas vigas longitudinais de extremidade do tabuleiro ferroviário, nos pontos próximos aos apoios entre os pilares P9 e P10, entre os pilares P10 e P11, entre os pilares P11 e P12, entre os pilares P12 e P13 e entre os pilares P13 e P14.
No entanto, o documento assinado pelo superintendente regional substituto do Dnit no Rio Grande do Norte, Danyel Flávio Lopes de Paiva, não definiu medidas para interditar a Ponte de Igapó.
Vistorias
Em maio do ano passado, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN) constatou problemas estruturais na Ponte de Igapó. Foi realizada uma vistoria e se identificou a corrosão das vigas de sustentação da estrutura, com ferrugem acentuada nas partes metálicas.
Em fevereiro deste ano, o DNIT afirmou que, apesar dos 29 anos sem qualquer manutenção, o equipamento não corre risco de ceder. O órgão inspecionou a ponte em dezembro de 2018 e informou que está realizando um estudo do orçamento necessário para a recuperação do equipamento. A previsão é de que o processo licitatório seja realizado ainda este mês.
Histórico da Ponte
Com 606 metros de extensão e 12 metros e meio de largura, a Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte de Igapó, recebe diariamente cerca de 80 mil veículos. Construída em 1970, a última ação de manutenção foi realizada em 1990. Nos últimos anos, com a recorrente falta de reparos, os pilares apresentam grave deterioração.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.