O segurança da governadora eleita Fátima Bezerra (PT) e soldado da Polícia Militar, João Maria Figueiredo,(36 anos), foi executado com sete tiros na cabeça por volta das 17h desta sexta-feira (21), nas proximidades do motel Ele&Ela, na BR 406 que liga Natal à Ceará-Mirim. De acordo com os primeiros relatos, o assassino levou a arma funcional e o celular do PM, além de ter largado o corpo de João numa estrada carroçável.
O site Saiba Mais destaca que o “Soldado Figueiredo, como era conhecido, participou da equipe de segurança da campanha da governadora eleita Fátima Bezerra e era cotado para integrar a equipe dela a partir de 1º de janeiro.”
João Maria era Filiado ao PT e era membro ativo do suposto grupo Policiais Antifascismo, movimento criado por operadores de Segurança Pública “que luta pela democracia e pelos Direitos Humanos dentro da estruturas das polícias”.
O soldado tinha posições técnicas com relação à violência, que para ele era um problema social ligado à criminalização do povo pobre e preto das periferias brasileiras. João Maria foi convidado várias vezes para dar palestras sobre Segurança, Direitos Humanos e descriminalização das drogas como alternativa para redução da violência urbana.
Com a morte do soldado Figueiredo, chega a 26 o número de agentes de seguranças assassinados no Rio Grande do Norte, somente neste ano. Desse total, 24 foram policiais militares.
Posição da PM-RN
Em nota, a Polícia Militar considerou um “ato covarde” o assassinato do integrante da corporação e informou que não está medindo esforços para levar os responsáveis à Justiça.
O corpo do militar está sendo velado no Centro de Velório Sempre, na rua Macaé, no bairro de Santa Catarina, na zona norte de Natal. O sepultamento está previsto para acontecer às 16h.
Nota da Polícia Militar
É com pesar, que a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte comunica o falecimento do Soldado PM João Maria Figueiredo da Silva.
O Sd Figueiredo ingressou na instituição no ano de 2009 e atualmente estava lotado no pelotão da PM do município de Taipu.
O Policial faleceu na tarde desta sexta-feira (21), após um ato covarde de criminosos, sendo atingido por disparos de arma de fogo no município de São gonçalo do Amarante/RN.
A Polícia Militar lamenta a morte deste honrado guerreiro, externando aos amigos, companheiros de trabalho e familiares, os nossos sentimentos de mais profundo pesar.
Apesar do sentimento de luto, os integrantes da Polícia Militar não estão medindo esforços para levar os responsáveis à Justiça.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.