Todas as unidades prisionais do Rio Grande do Norte estão adotando o momento cívico: nele, os internos passam a cantar o hino nacional pelo menos uma vez por semana. “A ação de cidadania visa despertar o sentimento patriótico, valores morais e os ideais de ordem e progresso”, explicou a Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc).
Ainda de acordo com a Sejuc, a medida é inédita no Brasil, e foi implantada pela própria secretaria há pouco mais de um mês. Os internos receberam cópias com a letra do hino, composto em 1831 e de autoria de Joaquim Osório Duque Estrada (letra) e Francisco Manuel da Silva (música).
A ação acontece durante o momento do banho de sol, quando os detentos têm acesso ao pátio dos presídios. Os internos ficam perfilados e entoam os versos da música. Enquanto isso, o serviço de som do presídio emite a melodia da canção.
Além do hino nacional
Ainda de acordo com a Sejuc, cada unidade prisional criou o seu horário para realizar o ato cívico. A previsão é de que, em um segundo momento, os internos também aprendam a cantar o hino do Rio Grande do Norte.
Modus operandi
A Secretaria não esclareceu em que circunstâncias os presos devem cantar o hino. Também não foi informado se há punição em caso de o presidiário não querer participar do ato cívico.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.