Mundo

EUA ordena evacuação de 1 milhão de pessoas por causa de furacão

Enquanto o furacão Florence se intensifica e se aproxima cada vez mais da costa leste dos Estados Unidos, mais de 1 milhão de pessoas de três estados do país receberam ordens de evacuação obrigatória.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), Florence está cerca de 660 quilômetros ao sul das Bermudas e a 1.570 quilômetros do Cabo Fear, no extremo-sul da Carolina do Norte. O fenômeno registra ventos de até 225 quilômetros por hora e está muito perto da categoria cinco – em uma escala que vai de um a cinco.

As autoridades norte-americanas pediram para que a população não subestime a ameaça. Nas primeiras horas desta terça-feira (11), moradores das Carolinas do Sul e do Norte e da Virgínia formaram longas filas em postos de gasolina e esvaziaram as prateleiras de lojas e supermercados.

O governador da Virgínia, Ralph Northam, afirmou em coletiva de imprensa que 245 mil pessoas vivem nas áreas que podem ser afetadas pelo furacão no estado. Ele ordenou a evacuação das áreas costeiras, mais propensas a inundações. Além disso, pediu para que toda a população “se prepare” para a tempestade, que, segundo ele, afetará todo o estado.

“Nenhuma das orientações sugere que o Florence tenha atingido um pico de intensidade, e isso é apoiado pela continuação de um ambiente de baixo cisalhamento e águas ainda mais quentes nas próximas 36 horas. Assim, a previsão de intensidade é levantada, trazendo-o para perto da categoria 5”, informou o NHC.

É previsto que Florence chegue aos Estados Unidos entre quinta (13) e sexta-feira (14), na fronteira entre as Carolinas do Norte e do Sul, embora a trajetória do fenômeno seja incerta.

A última vez em que a parte central da costa leste do país encarou um fenômeno desta dimensão foi em 1954, com o furacão Hazel. Na ocasião, mais de 15 mil edifícios foram destruídos, e 19 pessoas morreram.

Além do Florence, cientistas norte-americanos acompanham de perto duas fortes tempestades que se deslocam no Atlântico, Helen e Isaac, mas ambas estão na categoria 1.

Com informações da Agência ANSA*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.