O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) descredenciou cinco das nove entidades que fazem carteirinha de estudante no Rio Grande do Norte, por indícios de fraude na emissão dos documentos. De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), suspensão é temporária e válida pelo período de dois anos, a partir do ano letivo de 2019.
Ainda segundo a publicação, a decisão do DER é resultado de uma denúncia feita pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DCE/UFRN), que apontou que as referidas entidades estudantis são fraudulentas.
Foram declaradas ilegítimas para emitir carteiras de estudante válidas para o transporte intermunicipal as seguintes instituições: União dos Estudantes Potiguar (UEP), União Nacional Estudantil Brasileira (UNNEB), União Norte-rio-grandense Estudantil (UNNES), União dos Jovens Estudantes do RN (Ujern) e União Potiguar dos Estudantes (UPES).
Na portaria, assinada pelo diretor-geral Jorge Ernesto Fraxe, o DER destaca que “irregularidades na emissão de carteiras de identificação de estudantes (…) contamina o sistema tarifário (…), causando prejuízos aos operadores do sistema e seus usuários, de um modo em geral”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.