O artesanato potiguar passará a ser reconhecido oficialmente pela nova logomarca estadual “Potiguar Sou Eu” – que pretende valorizar o estilo de arte nordestina representada pelos traços em xilogravura.
“Essa é a marca que vai embalar, identificar, divulgar, promover e vender nosso artesanato, inclusive como importante atrativo turístico”, ressalta o secretário do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Vagner Araújo.
A logomarca foi instituída por meio da Lei do Artesão sancionada pelo governador Robinson Faria. A lei garante também percentuais mínimos para os espaços públicos que comercializam artesanato sendo 20% nos dois primeiros anos de vigência da lei; 40% no terceiro e quarto ano; e 60% a partir do quinto ano. Também foi instituído o Programa Estadual de Artesanato (Proarte-RN) e criado o Fundo Estadual do Artesanato que será utilizado para custear ações para o segmento.
“A ideia é que tenhamos comerciantes ‘correndo atrás’ de artesãos em todo o estado para adquirir seus produtos, gerando valorização, emprego e renda. E isso serve também para os produtos da nossa gastronomia como os bolos, doces e queijos artesanais. Importante que cada artesão tenha sua carteira, que é fornecida mediante credenciamento e aferição feita pela equipe do Proarte-RN”, explica o secretário.
O Proarte-RN atua na valorização, divulgação e comercialização dos trabalhos realizados por artesãos independentes, associações, cooperativas e grupos de produções dos 167 municípios do Rio Grande do Norte.
Atualmente, o artesanato potiguar consolida-se como uma fonte de renda para famílias que buscam melhorias nas condições socioeconômicas. A Sethas garante, o ano inteiro, a participação dos artesãos potiguares em feiras, exposições e eventos em todo o país. São mais de 10 mil artesãos cadastrados no programa.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.