O presidente dos EUA, Donald Trump, propôs a criação em seu país de uma Força Espacial, um novo ramo militar que usaria o espaço exterior como um “campo de batalha” . Além disso, ele prometeu que os americanos logo chegarão à Marte.
“Minha nova estratégia espacial e nacional, reconhece que o cosmos é um campo de batalha como são terra, ar e mar. Poderíamos até ter uma Força Espacial”, disse o presidente em um discurso realizado na base aérea de Miramar, Califórnia. “Nós temos a Força Aérea, teremos uma Força Espacial “, disse ele.
Embora Trump tenha promovido a ideia de militarização espacial em outras ocasiões, não está claro se suas palavras podem ser literalmente consideradas: o próprio presidente reconheceu que suas primeiras propostas para a ideia “não eram realmente sérias” .
A reação da Rússia a essas palavras tem sido uma grande consternação. Dmitri Rogozin, vice-primeiro ministro encarregado da indústria de defesa do país, acredita que, se esta declaração significa colocar armas no espaço, “os EUA abriram uma caixa de Pandora” .
O país norte-americano faz parte de acordos internacionais como o Tratado do Espaço Exterior de 1967, que proíbe a militarização do espaço. Até agora, nenhum país tem um ramo militar fora da Terra; Por exemplo, as Forças Aeroespaciais Russas recentemente criadas estão limitadas à gestão de satélites, alertas e administração de cosmódromos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.