Os cientistas encontraram evidências de atividade hidrotermal em Enceladus, uma das 62 luas de Saturno. Segundo eles, nos oceanos da Terra tal atividade produz substâncias químicas que abrigam vida. A sonda Cassini da NASA descobriu que pequenos pedaços de rocha lançadas ao espaço pelos gêiseres de Enceladus, mostram sinais de atividade hidrotermal. De acordo com um estudo publicado na revista Nature, é a primeira evidência de tal atividade fora da Terra, sugerindo, um oceano rico em mineral quente sob a superfície gelada do satélite.
Além disso, as condições de profundidade abaixo da superfície poderia ser semelhante ao das que deram origem à vida na Terra, dizem cientistas. De acordo com Gabriel Tobie, pesquisador de geodinâmica da Universidade de Nantes, “as fontes hidrotermais podem ter sido o berço dos primeiros organismos vivos primitivos da Terra.”
A equipe de pesquisadores internacionais descobriu também outros elementos de prova sobre as condições sob a superfície da lua, depois de detectar nanopartículas ricas em silício lançadas pela Enceladus. O seu tamanho e composição sugerem que foram produzidos por reações a temperaturas elevadas no leito do mar.
As informações são do Actualidad RT.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.