Variedades

Amazon, Facebook, Google e Netflix se unem pela neutralidade da rede

A associação internacional que defende a liberdade da Internet, anunciou planos para processar a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) por encerrar a neutralidade da rede. Os parceiros fundadores são pesos pesados ​​da indústria de tecnologia, incluindo Amazon, Facebook e Google, aos quais mais e mais empresas do setor se juntaram. Através da sua conta oficial do Twitter, a Netflix anunciou que também apoiará as ações legais que serão tomadas.

No caso de você não se lembrar, em 14 de dezembro, a FCC teve que decidir se as medidas de proteção da neutralidade da Internet aprovadas em 2015 por Barack Obama ainda estavam em vigor ou se deveriam revogá-las.

O que se temia nas previsões foi o que acabou acontecendo: a proposta de Ajit Pai, ex-executivo da Verizon e presidente da FCC, prosperou, resultando na revogação dos regulamentos que protegiam a neutralidade da rede.

internet
Foto: Geralt / Pixabay

Na prática, o que acontece é que os Estados Unidos terão uma nova Internet de duas velocidades na qual as operadoras irão controlá-las. Se desejarem, podem fornecer acesso a conteúdos a uma velocidade mais alta e reduzir a velocidade em outros casos. Isso ocorre porque agora não existe uma regulamentação que exija que eles garantam acesso livre e igual a todo o conteúdo – um dos princípios básicos da rede, podendo agora colocar uma velocidade de conexão alta para suas próprias plataformas e diminuir o acesso a outras, por exemplo.

“A versão final revelada por Ajit Pai, como esperado, desmantela as proteções populares de neutralidade da rede para os consumidores”, disse a Associação da Internet (IA) em um comunicado. “Pretendemos agir com uma ação judicial contra esse pedido e, juntamente com nossas empresas membros, continuaremos nosso esforço para estabelecer proteções fortes e exigíveis de neutralidade da rede de proteção através de uma solução legislativa”.

No momento em que os novos regulamentos da FCC forem publicados oficialmente no Federal Register dos EUA, podem ser feitos recursos de apelação. Os analistas acreditam que isso pode levar várias semanas e espera-se que seja um bombardeio de demandas para restabelecer a neutralidade da Internet nos EUA.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.