Durante o Natal, um telescópio do Observatório Mount Lemmon, da Universidade do Arizona (EUA), capturou o recentemente descoberto asteroide YZ4 pela primeira vez. Durante esta quinta-feira (28), o corpo celestial passará a uma distância potencialmente perigosa da Terra, de acordo com os parâmetros da NASA.
O asteroide, com um diâmetro estimado entre 7 e 15 metros, passará cerca de 220.000 quilômetros do nosso planeta, que é uma distância excepcionalmente curta nas dimensões do espaço, e o fará a uma velocidade de 34 km/h aproximadamente.
A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço qualifica os asteroides como “potencialmente perigosos” se eles se aproximarem do nosso planeta na casa dos 7.403,00 quilômetros.
O asteroide detectado é o 52º que passará entre a Terra e a Lua neste ano. Atualmente, a Nasa não seria capaz de desviar um corpo celestial caso ele viesse de encontro com a Terra, mas poderia mitigar o impacto e tomar medidas necessárias.
Descobrir a trajetória da órbita, tamanho, forma, massa, composição e dinâmica rotacional ajudaria os especialistas a determinar a gravidade de um impacto potencial. No entanto, a chave para atenuar o dano é encontrar qualquer ameaça potencial o mais cedo possível.
“Este é o primeiro asteroide conhecido a navegar perto da Terra dentro de uma distância lunar tão pequena”, disse um porta voz da Nasa.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.