Rio Grande do Norte

RN é o 5º estado com maior índice de homicídios na adolescência, revela Unicef

O Rio Grande do Norte é o 5º estado que mais mata adolescentes no país, de acordo com o estudo coordenado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que aponta o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA). Os números mostram, ainda, que o assassinato de adolescentes bateu recorde histórico no Brasil e que a região Nordeste é a que possui o índice mais alto, tendo dobrado a taxa de homicídios de jovens em uma década.

O IHA do Brasil subiu de forma contínua desde 2012, alcançando a marca, em 2014, de 3,7 adolescentes entre 12 e 18 anos assassinados para cada grupo de mil jovens. O número é o mais alto desde que começou a ser medido, em 2005, quando registrou 2,8. “Este valor é elevado. Uma sociedade não violenta deveria apresentar valores não muito distantes de zero e, certamente, inferiores a 1”, explicam os autores.

A média do Nordeste foi de 6,5 mortes para cada mil jovens e o IHA do RN foi de 7,4. O estado ficou atrás apenas do Ceará (8,71), Alagoas (8,18), Espírito Santo (7,79) e Bahia (7,46). Quando é feito o recorte nas capitais do Brasil, Natal também ocupa a 5ª posição no ranking, com 7,10 no IHA. Mossoró aparece em 9º lugar, com IHA de 8,82, na lista das cidades com mais de 200 mil habitantes.

O estudo destaca também uma realidade já conhecida: o número de homicídios de adolescentes homens e negros é maior. Eles têm treze vezes mais chances de morrer que as adolescentes mulheres e o risco de um negro ou pardo morrer é 2,85 vezes maior do que um branco ou amarelo.

Os dados alarmantes de homicídios também é verificado nas outras faixas etárias: os jovens de 19 a 24 anos tem 79% mais chances de serem mortos. Já para os de 25 a 29 anos o risco é 20% maior.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.