Em 2016, o ex- presidente Luiz Inácio Lula do a Silva, o banqueiro André Esteves entre outros nomes, foram acusados de tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Porém, alegando não ter encontrado evidências de que Lula e Esteves cometeram o crime de obstrução de Justiça, o Ministério Público Federal (MPF) pediu pela absolvição dos dois acusados nesta sexta-feira (01).
O órgão entregou à Justiça Federal em Brasília as alegações finais na ação penal, na qual apresenta as conclusões com base nas provas e depoimentos realizados. Por meio de nota, a defesa de Lula avaliou a decisão como “justa”, por refletir a “prova da inocência” do ex-presidente. “Lula jamais praticou qualquer ato com o objetivo de impedir ou modular a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró”, disse.
O banqueiro também se manifestou, através de seu advogado, Antonio Carlos de Almeida Castro, informando o seguinte: “O Ministério Público, em um parecer técnico e bem fundamentado, pede a absolvição do André Esteves no processo onde ele foi acusado de obstrução de justiça, aquele em que ele foi preso. A Justiça esta sendo feita”, completou.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.