Concurso Público

Exército divulga concursos para admissão na Escola de Sargentos das Armas (EsSA)

O Exército Brasileiro anunciou a abertura de três Concursos Públicos voltados à admissão na Escola de Sargentos das Armas (EsSA) nos cursos de Formação de Sargento na Áreas Geral/Aviação, Sargentos Músicos.

As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (08) e seguem até o dia 12 de junho de 2017, através do site da EsSA: www.esa.ensino.eb.br. Outra opção de inscrição é via postal, em que o interessado deve solicitar a ficha de inscrição por meio de carta ou telefone. Os candidatos deverão preencher a Ficha de Inscrição e emitir o boleto bancário com a taxa que tem o valor fixado anualmente pelo DECEx.

+ Apostila Concurso EsSA 2017

Para se inscrever, os requisitos são:

  • ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • ter concluído o ensino médio em instituições reconhecidas oficialmente, apresentando certificado de conclusão devidamente registrado nos órgãos competentes;
  • possuir idade entre 17 a 24 anos; estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e a Justiça Eleitoral;
  • ter a altura mínima de 1,60m para o sexo masculino e 1,55m para feminino.

Os períodos de instrução e duração de todos os cursos são de Período Básico, com duração prevista de 34 semanas; e Período de Qualificação, com duração prevista de 43 semanas.

O edital de nº 02/2017 (página 27 a 38) oferece vagas na área de Combatente, Logística-Técnica e Aviação, para a qualificação militar de Sargento em Infantaria; Cavalaria; Artilharia; Engenharia; Comunicações; Material Bélico-Manutenção de Armamento; Material Bélico-Mecânico Operador; Material Bélico-Manutenção de Viatura Auto; Manutenção de Comunicações; Topografia; Intendência; e Aviação- Manutenção. Sendo destinados às cidades de Três Corações – MG, Rio de Janeiro – RJ, e Taubaté – SP.

Já o de nº 03/2017 (página 38 a 49) a vaga é para a Qualificação Militar de Subtenentes e Sargentos Músicos, que enquadra os possuidores de conhecimentos técnicos na área de música, abrangendo cargos de vários naipes de instrumentos, em que o candidato deverá comprovar ter habilidade na execução de partituras com pelo menos um dos instrumentos musicais correspondentes aos naipes para os quais solicitou em sua inscrição.

E por fim, o de nº 04/2017 (página 50 a 60) é para o preenchimento de cargos específicos em organizações militares de saúde, para os alunos que concluírem o CFS Sau e receberão a Qualificação Militar de Saúde, possuidores do curso profissionalizante de Técnico em Enfermagem, realizado em instituição civil de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e pelo COREN.

As etapas para admissão consistem primeiro em Exame Intelectual, valoração de títulos, Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Física; segunda fase será de Revisão Médica e Comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos. Sendo que para a função de Músicos também haverá Exame de Habilitação Musical.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.