O Sebrae no Rio Grande do Norte vai oferecer atendimento personalizado e gratuito a mais de 7,5 mil empresas – entre Microempreendedores Individuais (MEI), microempresas e potenciais empresários – em todo o estado, através do Programa Negócio a Negócio. A iniciativa leva soluções in loco para problemas enfrentados no dia a dia do negócio.
Para participar, o empreendedor precisa procurar um ponto de atendimento do Sebrae em Natal e no interior do estado ou ligar para o 0800 570 0800.
De acordo com a gestora do programa, Jupira Nunes, a vantagem é que, com o Negócio a Negócio, a empresa ganha melhor desempenho de produção ou prestação de serviços, bem como dos colaboradores e aperfeiçoamento contínuo das formas de atuação no mercado. Além disso, proporciona maior controle sobre a área financeira, garantindo a longevidade do negócio. Segundo a gestora, neste ano, 60% dos atendimentos serão direcionados a microempreendedores, 30% para microempresas e 10% para aqueles que estão na iminência de abrir um negócio.
As orientações vão envolver empresas de Natal e região metropolitana, assim como cidades das regiões onde o Sebrae possui escritórios regionais, a saber no Agreste, Alto Oeste, Mato Grande, Médio Oeste, Oeste, Seridó e Trairi.
No estado, o programa conta com 25 Agentes de Orientação Empresarial (AOE) e cinco tutores especialistas, que ficam encarregados dos atendimentos. São duas visitas in loco. Na primeira, o empresário recebe o agente, que levanta dados cadastrais e gerenciais da empresa. Essas informações são analisadas por especialistas, que fazem um diagnóstico do negócio.
No segundo atendimento, o empresário recebe um relatório com orientações empresariais. Esse documento aponta ferramentas de gestão para sanar os pontos fracos identificados. Há ainda avaliação dos resultados alcançados e levantamento das dificuldades encontradas na implantação das soluções indicadas.
Nessa etapa, o empresário recebe o Caderno de Ferramentas, uma cartilha que ensina a implantar rotinas essenciais para fortalecimento do negócio, como fluxo de caixa, controle de estoque e cadastro de clientes. Todos os atendimentos são rigorosamente avaliados e o acompanhamento pelos agentes, capacitados pelo Sebrae, que repassam noções básicas de gestão.
Em 2016, o programa atendeu no Rio Grande do Norte 8.894 empresas, sendo a maioria (57%) ligada à atividade do comércio de artigos de vestuário e acessórios, minimercados e mercearias (20%) e também salões de beleza
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