O Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais da Marinha abriu concurso público com 1300 vagas para o curso de Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) para as turmas I e II de 2018. Após conclusão do curso, o aluno é nomeado soldado fuzileiro naval.
Podem participar homens com idade entre 18 anos e máxima de 21 anos referenciados em 1º de janeiro de 2018, com altura entre 1,54 m e 2 m. É necessário ter nível fundamental completo.
+ Apostila para o concurso de Fuzileiro Naval
INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser feitas pelo site www.marinha.mil.br, das 8h do dia 2 de março de 2017 às 23h59 do dia 30 do mesmo mês. Já nos locais de inscrição, eles devem ser realizadas nos dias úteis, das 8h às 16h. A taxa de inscrição é de R$ 20,00.
DAS PROVAS
A avaliação do certame acontece em seis etapas, começando pelo exame de escolaridade, previsto para o dia 30 de maio. Serão 25 questões de Língua Portuguesa e 25 de Matemática, avaliadas na escala de zero a 100 e o seu resultado está previsto para depois do dia 12 de julho. Além dessa fase, acontecem a verificação de dados biográficos, a verificação de documentos, a inspeção de saúde, o teste de suficiência física e o exame psicológico, que terão datas divulgadas posteriormente.
DAS VAGAS
Confira a localidade das 1300 vagas destinadas aos candidatos que escolherem servir após o curso:
Turma I: Unidades da MB no Rio de Janeiro (349), Unidades da MB em Brasília – DF (90), Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande – RS (45), 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas – Belém/PA (30), Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário/ MS (40), Grupamento de Operações Ribeirinhas – Manaus/ AM (30), Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal/ RN (30), Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador/ BA (20) e BtlDefNBQR – Aramar (16);
Turma II: Unidades da MB no Rio de Janeiro (349), Unidades da MB em Brasília – DF (50), Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande – RS (30), 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas – Belém/PA (50), Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário/ MS (35), Grupamento de Operações Ribeirinhas – Manaus/ AM (50), Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal/ RN (30), Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador/ BA (40) e BtlDefNBQR – Aramar (16).
DO CURSO
A seleção de admissão aos Fuzileiros, realizado sob a supervisão do CPesFN, será realizado em seis etapas: Exame de Escolaridade, Verificação de Dados Biográficos, Verificação de Documentos, Inspeção de Saúde, Teste de Suficiência Física e, por fim, Exame Psicológico.
O candidato aprovado no concurso e classificado dentro do número de vagas será matriculado no C-FSD-FN e o realizará na condição de Recruta Fuzileiro Naval (RC-FN). Ao longo do curso, além de serem proporcionados alimentação, uniforme e assistência médico-odontológica, o RC-FN perceberá remuneração atinente à sua graduação.
O curso será conduzido no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), situado no Rio de Janeiro e, ao mesmo tempo, no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB), localizado em Brasília. A duração é de, aproximadamente, dezessete semanas.
Serão distribuídas 1.060 vagas destinadas, preferencialmente, aos candidatos das regiões Sul e Sudeste do Brasil no CIAMPA, e outras 240 no CIAB, voltadas aos candidatos das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
O Soldado Fuzileiro Naval, após engajado, poderá participar de processos seletivos para realizar o Curso de Especialização e, se aprovado, ser promovido à graduação de Cabo, que tem remuneração de R$ 2.449,00, conforme tabela salarial dos militares.
Para mais informações, confira o edital abaixo:
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.