Um composto encontrado no chá verde pode matar células cancerosas, deixando as células saudáveis intactas. A bebida já era conhecida por ajudar a combater a doença, mas agora os cientistas dizem que já descobriram a razão para isso. O avanço envolvido identifica o processo pelo qual as células cancerosas são atacadas pela substância.
Com a descoberta espera-se levar este novo método a novos tratamentos para o câncer bucal, bem como outras formas da doença. Cientistas da Penn State University, nos EUA, exploraram o mecanismo específico através do qual o composto do chá verde é capaz de atingir as células doentes. Estudos anteriores mostraram que a epigalocatequina-3-galato (EGCG), um composto encontrado no chá verde, matou as células cancerosas da boca sem prejudicar as células normais.
Mas os pesquisadores não entendiam as razões por trás da capacidade da substância para matar as células cancerosas. Os cientistas agora acreditam que a EGCG pode desencadear um processo na mitocôndria – a força motriz de uma célula que produz energia – que leva à morte celular.
Além de matar as células cancerosas, o composto também se mostrou capaz de aumentar a capacidade de proteção da célula saudável. Os pesquisadores estudaram as células orais de humanos normais, ao lado de células de câncer oral humana, para determinar como as células cancerosas foram alvo do composto de forma diferente a esses tecidos saudáveis. Agora, o próximo passo seria estudar o mecanismo em animais. Se esses testes e ensaios em humanos foram, então, bem-sucedidos, os cientistas esperam criar tratamentos de câncer que são tão eficazes como os atuais, mas sem os efeitos secundários nocivos.
As informações são do Daily Mail.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.