A partir desta quarta-feira (1º) os pacientes do SUS não poderão receber atendimento no Hospital Memorial devido à paralisação geral dos profissionais da Cooperativa Médica do Estado do Rio Grande do Norte – Coopmed-RN. Mesmo com a dívida da prefeitura acumulada há quase quatro meses, o hospital vinha atendendo normalmente os pacientes do SUS encaminhados pelo município de Natal. Os pacientes que já estão internados bem como os atendimentos particulares e por meio de planos de saúde não serão afetados pela paralisação.
A dívida acumulada pelo Governo do Estado há seis meses, também obrigou o Memorial a deixar de atender as pessoas provenientes do interior, desde dezembro. A diretoria do hospital lamenta a conjuntura dramática da saúde no Rio Grande do Norte, principalmente na capital potiguar, que acumula centenas de pessoas nos corredores do principal pronto-socorro de urgência aguardando por cirurgias de traumas sofridos em acidentes. Assim, a população de baixa renda é a mais prejudicada por todo o descaso, pois o paciente que depende do Sistema Único de Saúde acaba sendo obrigado a esperar por mais de 15 dias para o atendimento adequado e corre sérios riscos de ficar com sequelas ortopédicas para o resto da vida.
O Hospital Memorial é referência em Ortopedia e Traumatologia no Rio Grande do Norte e realiza cerca de 600 cirurgias mensalmente em pacientes do SUS.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.