Rio Grande do Norte

Maior cajueiro do mundo não fica no RN, diz estudo

Se depender do resultado de uma pesquisa feita pelas universidades federal e estadual do Piauí, UFPI e UESPI, respectivamente, o Rio Grande do Norte perdeu o título de ter em suas terras o maior cajueiro do mundo, localizado na Praia de Pirangi. Um estudo divulgado durante esta semana declara que o cajueiro do Piauí, mais conhecido como Cajueiro Rei, é o maior do mundo.

Desde julho do ano passado, uma equipe de especialistas tem intensificado a pesquisa sobre os dois cajueiros para comprovar que de fato, o Cajueiro piauiense é o maior.

Para isso, uma equipe do laboratório de biologia molecular e de estudos de injúrias biológicas (LABMIMBIO) da Uespi, que chefia a equipe que investiga o caso, identificou através de um sequenciamento genético que os dois cajueiros são da mesma espécie. Além disso, duas medições geográficas comprovaram que a extensão do cajueiro do Piauí é de 8.800 m² contra 8.500 m² do Rio Grande do Norte. Um total de 300 m² de diferença.

+ Conheça 12 passeios de aventura em terras potiguares

O secretário de Turismo do Piauí, Flávio Nogueira Júnior, contou em nota a imprensa piauiense que a pesquisa foi solicitada já com a certeza de que o cajueiro da cidade seria o maior do mundo. O trabalho de pesquisa, segundo ele, foi apenas para se ter uma amostra mais fidedigna sobre a extensão do ‘Cajueiro Rei’.

Como comprovada, o próximo passo, segundo o secretário, será contatar o Guinness Book para que o título que foi dado ao cajueiro do Rio Grande do Norte seja revisto.

Cajueiro de Pirangi-RN

Desde de 1994, o cajueiro da cidade de Pirangi, litoral sul do Rio Grande do Norte, é considerado pelo Guinness Book como o maior cajueiro do mundo.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.