Cientistas podem ter descoberto uma nova maneira de estender o tempo de vida de organismos vivos, através da ativação de um gene que destrói as células doentes. Pesquisadores da Universidade de Berna, descobriram que eram capazes de ajudar moscas a viver até 60% mais tempo, aumentando a atividade de um gene que tem como alvo as células danificadas. As informações são do Daily Mail.
Se isso pudesse ser transferido para o homem, poderia estender o tempo de vida médio de pessoas em países desenvolvidos a mais de 120 anos de idade. O gene chamado Ahuízotl, ou ‘azot’, age como uma espécie de controle de qualidade celular, ajudando a eliminar as células doentes ou com defeito. Os pesquisadores já tentam articular alguma maneira para ajudar a proteger os órgãos vitais como o cérebro ou o intestino de uma acumulação de células doentes potencialmente nocivas.
Quando os cientistas deram uma cópia extra do gene para moscas de fruta, descobriram que os tecidos dos insetos tornaram-se mais saudáveis e com um envelhecimento mais lento. Os seres humanos também têm o gene azot, o que abre a possibilidade de que poderiam ser usados para criar novos tratamentos anti-envelhecimento. Dr Christa Rhiner, professor de biologia celular da Universidade de Berna, que participou do estudo, disse: “Nossas moscas tiveram expectativa média de vida de 50 a 60 por cento mais do que moscas normais.”
No Antigo Testamento, foi dito que Matusalém viveu por 969 anos. Cavaleiros medievais fizeram missões de pesquisa para o Santo Graal, que foi dito para conceder poderes, incluindo a vida prolongada. Alquimistas também se dedicaram a produzir o Elixir da Vida. Alguns cientistas têm especulado que a vida humana pode ser estendida para até 200 anos.
Eduardo Moreno, que liderou o trabalho no Instituto de Biologia Celular da Universidade de Bern, disse: “Nossos corpos são compostos de vários trilhões de células e durante o envelhecimento dessas células acumulam erros aleatórios devido ao estresse ou agentes externos, como a luz ultravioleta.”
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.