Variedades

Capital carioca já conta com sistema de alarme em áreas de risco de 103 comunidades

O Sistema de Alerta e Alarme da prefeitura do Rio de Janeiro funciona em locais que foram apontados por mapeamento elaborado pela Fundação Instituto de Geotécnica (Geo-Rio), identificando as comunidades situadas em áreas com alto risco de deslizamento. Atualmente, 103 comunidades contam com 165 sirenes e 194 pontos de apoio. As comunidades mapeadas têm cerca de 7 mil representantes capacitados pela Defesa Civil para atuar em situações emergenciais até a chegada dos técnicos.

A ações contam ainda com um radar meteorológico com alcance operacional de 250 quilômetros, auxiliando no monitoramento e informando o volume de água e as regiões que serão atingidas. Outras informações são coletadas no Centro de Operações Rio, que monitora a cidade durante 24 horas. Caso a Defesa Civil e o Alerta Rio identifiquem um grande volume pluviométrico, que pode provocar deslizamentos nos locais mapeados, as sirenes são acionadas diretamente do Centro de Operações.

A partir daí, as equipes da Defesa Civil ficam de prontidão para atender às ocorrências enquanto os agentes comunitários e líderes locais recebem mensagens de texto (SMS) nos aparelhos celulares cedidos pela prefeitura para orientar os moradores. Em situações críticas, os agentes são auxiliados pelo toque do alarme e por mensagens pré-gravadas, orientando os moradores a deixar suas casas e se dirigir a locais seguros, previamente definidos.

As ações abrangem ainda os alunos das escolas da rede municipal próximas às áreas que dispõem do sistema de alerta e que participam também dos exercícios simulados. Com informações da Agência Brasil.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.