Malwares que atacam pontos de venda fizeram grandes vítimas nos últimos meses, redes como Home Depot e Target tiveram milhares de dados roubados. Por isso, quando a ameaça de um novo vírus surgem, comerciantes ficam em alerta!
Malwares point-of-sale (PoS)
Points-of-sale (PoS), ou simplesmente pontos de venda, são sistemas utilizados para efetuar transações comerciais: caixas registradoras e máquinas de cartão de crédito, por exemplo, são sistemas PoS. Geralmente, o ataque a esses sistemas visa o roubo de dados de cartões utilizados em pagamentos. Antecessores ao LusyPOS, os malwares Dexter e Chewbacca, afetaram lojas ao redor do mundo, roubando dados de milhares de cartões.
Ameaça LusyPOS
O LusyPOS apareceu pela primeira vez no site VirusTotal, onde é possível submeter amostras de malwares para testes em aplicativos de segurança. Logo depois, o malware estava à venda no mercado negro. Especialistas acreditam que LusyPOS utiliza códigos emprestados do Dexter e Chewbacca, como se fosse um hibrido dos dois programas.
Investimento em proteção
Em grandes redes de varejo os PoS, geralmente, não são usados para acessar sites, ainda assim podem ser infectados através de outros computadores da rede. Já com os pequenos comerciantes, o PoS é comumente usado para navegação na internet, o que pode causar uma infecção direta.
Nos dois casos é preciso extremo cuidado: navegação cuidadosa e um bom antivírus instalado – a versão gratuita de um antivírus pode ser uma boa opção para o comerciante com poucos recursos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.