De acordo com uma nova pesquisa, só de olhar para alguém tremendo é o suficiente para nos fazer sentir frio. Os pesquisadores analisaram voluntários e descobriram que enquanto eles assistiam vídeos de pessoas colocando suas mãos em água fria sua própria temperatura corporal caiu significativamente. As informações são do Daily Mail.
Eles dizem que o comportamento estranho faz parte de nossa capacidade de empatia com os outros. A pesquisa foi realizada por cientistas do Brighton and Sussex Medical School e mostra que os seres humanos são suscetíveis ao “contágio de temperatura”. O neuropsiquiatra Dr. Neil Harrison, que liderou a pesquisa, disse que essas mudanças fisiológicas inconscientes podem ajudar-nos a ter empatia com o outro e viver em comunidades. Ele disse: “Imitando outra pessoa pode ajudar-nos a criar um modelo interno de seu estado fisiológico que podemos usar para melhor compreender as suas motivações e como eles estão se sentindo”.
“Os seres humanos são profundamente criaturas sociais e muitas das pessoas de sucesso resulta de nossa capacidade de trabalhar juntos em comunidades complexas – isso seria difícil de fazer se não fôssemos capazes de sentir empatia rapidamente com o outro e prever um pensamentos, sentimentos e motivações dos outros”, completou Harrison. Para a pesquisa, que foi publicada na revista PLoS ONE, cada um dos 36 participantes assistiram oito vídeos de atores colocando suas mãos de forma visível na água quente ou fria. Ao mesmo tempo, a temperatura das suas próprias mãos foi medida. Suas mãos ficaram significativamente mais frias ao assistir os vídeos “frios”.
No entanto, os vídeos “quentes” não causou mudança. Dr Harrison explica: “Nós pensamos que isto aconteceu provavelmente porque os vídeos quentes eram menos potentes – as únicas pistas que a água era quente foi o vapor no início dos vídeos e da cor-de-rosa da mão do ator (enquanto que blocos de gelo eram claramente visíveis ao longo da duração do vídeo frio).
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.