Com o objetivo de modernizar e possibilitar maior agilidade nos resultados dos exames microbiológicos, a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza investimentos na automação dos exames realizados no Laboratório de Microbiologia.
Foram adquiridos equipamentos para a automação de hemoculturas e para a identificação e teste de sensibilidade aos antimicrobianos. Com investimento de R$ R$ 265 mil, os equipamentos são de fácil manuseio e possuem tecnologia avançada, permitindo extrema celeridade nos resultados e, sobretudo, uma maior confiabilidade, por eliminar a subjetividade das análises manuais.
“No atual contexto da medicina, a qualidade e a rapidez dos resultados dos exames microbiológicos pode representar a salvação da vida dos pacientes quando considerado que no atual momento, há o surgimento com frequência, de bactérias multirresistentes aos antibióticos, principalmente em pacientes de UTI”, destaca a superintendente substituta, Sônia Barreto.
Segundo Jesaias Rodrigues, microbiologista e especialista em controle de infecção da instituição, as vantagens da automação na microbiologia clínica permitem a identificação precisa de centenas de microrganismos, muitos dos quais impossíveis de serem identificados pelos métodos manuais e dá condições de escolha de dosagem de cada antibiótico, aumentando ou diminuindo a dosagem, ou seja, adequando a sua administração ao paciente. “Esta especificidade aliada a celeridade dos resultados proporciona uma maior eficiência terapêutica e segurança ao paciente”, afirma.
Visando a melhor operacionalização dos equipamentos, estão sendo realizados treinamentos com os profissionais do laboratório. A nova tecnologia também será utilizada no apoio ao ensino para os alunos de farmácia, biomedicina, residência médica e multiprofissional, além de aplicação na pesquisa para toda a comunidade acadêmica da instituição.
Referência em gestação de alto risco, cirurgia e endoscopia ginecológica, reprodução assistida e possuindo ambulatórios especializados de ginecologia, a MEJC é uma instituição 100% SUS que a 66 anos se dedica ao atendimento da mulher do Rio Grande do Norte.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.