Variedades

Garibaldi Alves comemora negociação com estados e pede novo pacto federativo

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) comemorou a renegociação das dívidas dos estados com a União, mas disse esperar que o acordo seja o ponto de partida para um novo pacto federativo. Em sua avaliação, o presidente interino Michel Temer conseguiu celebrar um entendimento improvável, pois a pressão do endividamento obrigou vários governadores a atrasar pagamento de salários aos servidores.

Garibaldi afirmou que, além do alívio imediato aos estados devedores, o acordo representa a demanda por um pacto federativo com bases mais justas, além de uma repartição equilibrada de receitas entre União, estados e municípios. O senador assinalou as distorções na legislação que geraram aumento da concentração de tributos na esfera federal, e também criticou as desonerações fiscais promovidas pela União que prejudicaram as contas dos estados.

“Não podemos viver uma rotina de crises financeiras e de renegociação de dívidas estaduais a cada par de anos. É preciso, isto sim, construir uma agenda positiva em prol de uma relação mais equilibrada entre o poder central e os entes federados”, afirmou.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.