A “dieta do abacate” também melhora outros escores de gordura no sangue ligados a doenças cardíacas – mesmo no excesso de peso. Os pesquisadores dizem que uma porção diária de abacate pode substituir gorduras saudáveis na dieta com uma versão mais saudável. As informações são do Daily Mail.
O líder do estudo, Penny Kris-Etherton, presidente do comitê de nutrição da American Heart Association, disse: “Nos Estados Unidos, o abacate não é um alimento tradicional e ainda pode ser caro, especialmente em determinadas épocas do ano. Além disso, a maioria das pessoas realmente não sabem como incorporá-los em sua dieta. Os abacates, no entanto, também pode ser comido com saladas, legumes, sanduíches, alimentos ricos em proteínas magras (como frango ou peixe)…”.
No estudo 45 pacientes saudáveis, com sobrepeso ou obesidade entre as idades de 21 e 70 foram colocados em três dietas de redução de colesterol. Para o estudo os pesquisadores utilizaram abacates Hass, aqueles com pele verde irregular. Os participantes consumiram uma dieta média americana (constituída por 34% das calorias provenientes de gordura, 51% de hidratos de carbono, e 16% de proteína) por duas semanas antes de se iniciar uma das três dietas para baixar o colesterol.
Eles foram designados para uma dieta de gordura inferior sem abacate, dieta moderada em gordura sem abacate, e dieta moderada em gordura com um abacate por dia. As duas dietas ricas em gordura moderadas tanto contribuiu com 34% de calorias na forma de gordura (17% de calorias provenientes de ácidos graxos monoinsaturados / MUFAs), enquanto que a dieta de gordura mais baixo contribuiu com 24% de calorias na forma de gordura (11% a partir de MUFAs).
Cada participante consumiu cada dieta de teste durante cinco semanas. Os pesquisadores descobriram que, em comparação com a dieta americana média da linha de base, lipoproteína de baixa densidade (LDL) – o chamado “mau colesterol” – foi de 13,5 mg / dL inferior depois de comer a dieta abacate. Em um paciente com LDL alto, isso seria o equivalente a uma queda de 10%. LDL foi também menor na dieta de gordura moderado, sem o abacate (8,3 mg / dL inferior) e a dieta de gordura inferior (7,4 mg / dL abaixo), embora os resultados não foram tão surpreendente como a dieta abacate.
Várias medidas adicionais de sangue também foram mais favoráveis após a dieta abacate incluindo colesterol total e triglicérides. Os resultados foram publicados no Journal of the American Heart Association. Além de MUFAs, abacates também forneceram outros compostos benéficos que podem ter contribuído para os resultados, tais como fibras e fitosteróis. A dieta mediterrânica saudável para o coração, inclui frutas, legumes, cereais integrais, peixes gordurosos, e alimentos ricos em ácidos graxos monoinsaturados – como o azeite extra-virgem e nozes.
Dr. Kris-Etherton, distinto professor de Nutrição da Universidade Estadual da Pensilvânia, em University Park, Pennsylvania, disse: “Este foi um estudo de alimentação controlada, mas que não é o mundo real – por isso, é uma investigação de prova de conceito. Temos de nos concentrar em levar as pessoas a comer uma dieta saudável para o coração que inclui abacates e outras fontes de alimentos ricos em nutrientes de melhores gorduras”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.