Um peixe capturado ao largo da costa da Austrália Ocidental estabeleceu um novo recorde no estado sendo o peixe mais velho já encontrado. Com 60 centímetros de comprimento, o Bight red fish – cujo nome científico é Centroberyx gerrardi – foi capturado em novembro do ano passado e tem 84 anos de idade. As informações são do Daily Mail.
O comprimento máximo da espécie do peixe é normalmente 46 centímetros. Mas os cientistas só foram capazes de identificar sua idade analisando os seus ossos. “Não é possível dizer a idade de um peixe só de olhar para ele. Então a sua idade não foi descoberta até seu esqueleto passar por um microscópio no Departamento de Pesca no centro de pesquisa Hillarys”, disse o ministro das Pescas Ken Baston.
A idade do peixe foi determinada pelo número de anéis de crescimento dos ossos do ouvido interno conhecidos como os otolitos. O processo utilizado é similar ao utilizado para descobrir a idade de árvores por secção transversal dos seus troncos. A descoberta quebrou um recorde anterior de 78 anos realizada em conjunto por um foxfish ocidental (Bodianus frenchii) e um groper graves (Polyprion americanus).
O peixe nasceu em 1929 e seu esqueleto foi coletado como parte de um projeto de pesquisa financiado pelo escritório de Gestão de Recursos Naturais do Estado para avaliar a saúde global das existências do litoral sul.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.