(ANSA) – O governo de Caracas anunciou mais uma medida polêmica para lidar com a falta de energia no país. O presidente Nicolás Maduro declarou as sextas-feiras dos próximos dois meses como feriados na tentativa de poupar eletricidade.
A medida, parte de um plano especial para lidar com a seca no país, terá início amanhã, no próximo dia 8, e vai até 6 de junho, informou Maduro em rede nacional. O líder chavista ainda pediu ajuda da população e disse que o país passa por uma “situação extrema”.
Junto a outras medidas, o presidente espera reduzir em cerca de 20% o consumo de energia no país. Quase 70% da energia elétrica do país provêm de hidrelétricas, que estão operando com um nível mínimo de água diante de uma severa seca.
Os apagões já são comuns na Venezuela, mas a seca causada pelo El Niño nas últimas semanas está afetando ainda mais o país. Além disso, como os venezuelanos pagam muito pouco pela energia, que tem seu preço subsidiado, não existe um grande incentivo para economizar entre a população.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.