A primeira turbina da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Rio Xingu (PA), foi ligada nessa quarta-feira (17), com capacidade de gerar 611,1 megawatts (MW). Este foi o primeiro teste dinâmico para observar e ajustar o funcionamento da primeira das 18 turbinas da casa de força principal da hidrelétrica.
De acordo com a Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da usina, em pouco menos de um mês, Belo Monte estará gerando energia comercialmente nas duas casas de força. A capacidade plena de geração de energia da hidrelétrica, de 11,2 mil MW, deve ser atingida em 2019.
O enchimento dos reservatórios da usina foi concluído no último sábado (13), quando atingiu a cota necessária para o início da operação. No dia seguinte (14), a Norte Energia abriu as comportas do conduto que leva a água para movimentar e distribuir a unidade, operação necessária para realizar o giro mecânico da primeira turbina.
O trabalho foi finalizado 82 dias após a emissão da Licença de Operação pelo Ibama, em 24 de novembro de 2015. As 24 turbinas de Belo Monte entrarão gradualmente em operação, atingindo a totalidade em 2019. Com todas as máquinas em atividade, Belo Monte beneficiará 60 milhões de pessoas em 17 estados do Brasil.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.