Um festival hindu em que se realiza o ritual de sacrifício de animais começou na sexta-feira, 28 de novembro, no sul do Nepal, onde os devotos creem que a ação trará boa sorte e que uma deusa hindu atenderá aos seus desejos. O festival é chamado “Gadhimai Mela” e realizado no distrito de Bara, numa celebração que dura um mês.
Durante o dia, hindus sacrificaram mais de 5 mil búfalos. Até o final do festival, outros animais ainda serão sacrificados. Os organizadores e as autoridades locais defendem o festival que se celebra a cada cinco anos como uma tradição de várias gerações, apesar de os ativistas de direitos dos animais o denunciarem como um ato de barbárie.
O ritual para a deusa Gadhimai começa de madrugada, com o cerimonial “Pancha bali”, onde são sacrificados cinco animais: um rato, uma cabra, um galo, um porco e um pombo. Depois, os sacerdotes se cortam e oferecem um pouco do próprio sangue, enquanto invocam as bênçãos da deusa.
Na última edição, que ocorreu em 2009, foram mortos aproximadamente 250 mil animais e compareceram mais de um milhão de fiéis. Este ano, o evento reuniu mais de 2,5 milhões de pessoas, cuja maioria vem da Índia, e estima-se que mais de 300 mil animais foram sacrificados. Para evitar tumultos, o festival também contou com 1.200 policiais para vigiar a multidão. O festival Gadhimai existe há mais de 250 anos.
Confira abaixo, vídeo que mostra cenas da última edição do ritual que aconteceu em 2009:
https://www.youtube.com/watch?v=quvkfkU-KZk
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.