Realizado pela primeira vez em janeiro de 1 985, o Rock in Rio foi o primeiro grande festival de música do Brasil. Até aquele momento, poucos artistas internacionais faziam grandes apresentações por aqui. Assistir a shows de bandas como Iron Maiden, AC/DC e Ozzy Osbourne era quase impossível.
O primeiro Rock in Rio durou dez dias e atraiu 1,38 milhão de pessoas, cinco vezes o público do lendário festival de Woodstock.
O primeiro artista a confirmar presença em um Rock in Rio foi o músico britânico Ozzy Osbourne, ex-vocalista da banda Black Sabbath.
O primeiro grande músico a subir ao palco na história do Rock in Rio foi o cantor Ney Matogrosso.
Três grupos confirmaram presença, mas acabaram não vindo nessa primeira edição: Men At Work (que foi substituído por Rod Stewart), The Pretenders (substituído pelo B’52s) e Deff Leppard (substituído pelo Whitesnake).
Nos dez dias do primeiro Rock in Rio foram consumidos 1,6 milhões de litros de bebidas (chopes, cervejas e refrigerantes), 33 mil pizzas e 1,2 milhão de sanduíches.
Esotéricos e apocalípticos “ficaram com um pé atrás” com o primeiro Rock in Rio. Houve até quem tivesse medo de ir ao festival. O motivo foi uma profecia atribuída a Nostradamus, segundo a qual um grande encontro juvenil na América do Sul acabaria em tragédia. O receio foi tamanho que a própria organização do festival contratou um astrólogo para desmentir o dito profeta.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.