Foto: © cogitocorp.com / RT
Todos os dias aparecem novos aplicativos para celular, sejam de compras, notícias ou previsões do tempo. A novidade é que alguns já pode ajudar a combater as doenças mentais, tais como transtorno bipolar e esquizofrenia. Bryan Timlin, desenhista gráfico de uma empresa em Michigan, pôde verificar essa novidade. As informações são do Actualidad RT.
Bryan sempre carrega consigo dois aparelhos móveis: um iPhone e um celular com Android. O iPhone é o seu celular pessoal, enquanto o Android monitora seu comportamento. Há 5 anos atrás ele foi diagnosticado com transtorno bipolar de ciclo rápido, uma doença mental que se caracteriza por cerca de quatro ou mais episódios maníacos ou depressivos por ano, o que, no caso de Bryan podem durar até 8 semanas, informa o portal ‘Wired’.
O dispositivo Android, projetado por pesquisadores da Universidade de Michigan, tem um aplicativo chamado “Priori”, que é executado continuamente em segundo plano e usa o microfone do telefone para analisar a voz. Em momentos de transtorno, Priori distingui sintomas característicos, tais como o aumento do volume de voz, maior rapidez ao falar e mudanças erráticas de temas. Por outro lado, pausas mais longas ou descansos podem indicar depressão. Atualmente, o aplicativo só recolhe dados sobre o comportamento, mas a esperança é que possa chegar a avisar a Timlin ou ao seu médico sobre um episódio bipolar iminente.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.