O Brasil receberá novamente uma etapa do campeonato mundial de MotoGP a partir de março de 2026. A cidade escolhida para sediar a prova é Goiânia, que terá o Autódromo Internacional Ayrton Senna como palco da competição.
Anúncio oficial
O anúncio foi feito na quinta-feira, 12 de dezembro de 2024, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. O evento marca o retorno da principal categoria do motociclismo mundial ao país após um hiato de mais de duas décadas. A última corrida de MotoGP no Brasil ocorreu em 2004 no extinto Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
Reação positiva
Carmelo Ezpeleta, diretor executivo da Dorna, entidade detentora dos direitos da MotoGP, expressou sua satisfação com o retorno: “Nós temos boas lembranças das corridas realizadas nos anos de 1987, 1988 e 1989. O público brasileiro sempre vibrou muito. Goiânia tem um ótimo circuito. Sempre sonhamos com essa volta”.
O piloto brasileiro Eric Granado, que compete na categoria MotoE e SuperBike, também comemorou a notícia: “Goiânia possui o melhor autódromo brasileiro para motovelocidade. Será um show”.
Investimentos em infraestrutura
Para receber a prova, o Autódromo Internacional Ayrton Senna passará por reformas e melhorias. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou investimentos da ordem de R$ 50 milhões. As obras, com início previsto para janeiro de 2025, abrangerão a pista, o centro médico e os camarotes, assegurando a adequação do autódromo aos padrões internacionais exigidos pela MotoGP. “O Brasil terá de novo esse grande evento internacional”, afirmou Caiado. Saiba mais sobre outras ações do governador de Goiás neste link.
Para mais informações sobre o retorno da MotoGP ao Brasil, acesse: MotoGP retorna ao Brasil em 2026 com etapa em Goiânia.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.