O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), em parceria com o Programa Vida no Trânsito (PVT), participou do I Encontro de Gestores Municipais e Órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. O evento, realizado na última quinta-feira (12), discutiu os desafios da segurança viária no estado, com foco nos impactos sociais e na integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
Um dos painéis abordou as demandas sociais geradas por acidentes de trânsito, especialmente o impacto no sistema de saúde. A Coordenadora do Caop Cidadania apresentou o Projeto Trânsito Cidadão, iniciativa que visa implementar políticas públicas para reduzir acidentes.
Outro painel focou na integração das cidades ao SNT, destacando o desenvolvimento sustentável, social e econômico. As experiências bem-sucedidas de Pau dos Ferros, Baraúna e Mossoró em trânsito e mobilidade urbana foram apresentadas como exemplos.
Prefeitos eleitos de Assu, Areia Branca e Baraúna – municípios que mais encaminham vítimas de acidentes para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró – e a prefeita de Macau estiveram presentes. O promotor de Justiça de Macau, Mac Lennon Lira, detalhou o trabalho realizado para a integração da cidade ao SNT.
Por fim, o encontro abordou parcerias e convênios entre órgãos como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran), o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), apresentando exemplos de ações conjuntas para melhorar a segurança no trânsito.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.