O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se recupera bem após ser submetido a uma embolização de artéria meníngea média na manhã desta quinta-feira (12) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O procedimento foi realizado após Lula apresentar dores de cabeça na noite da última segunda-feira (10).
Segundo o médico Roberto Kalil Filho, a embolização “foi um sucesso”. “Começou às 7h10 da manhã. Acabou de terminar o procedimento, foi um sucesso, [a equipe médica] conseguiu embolizar aquela artéria […]. O presidente está acordado e conversando”, afirmou Kalil em breve declaração à imprensa. Uma entrevista coletiva com a equipe médica será realizada ainda hoje para detalhar o procedimento.
A embolização é um procedimento complementar a uma trepanação realizada na madrugada de terça-feira (10) para drenar uma hemorragia intracraniana. Conforme explicado pela equipe médica no dia 11, a intervenção visa minimizar o risco de novos sangramentos em pequenas artérias da meninge do presidente.
Esses procedimentos são consequência de um acidente doméstico ocorrido em 19 de outubro, quando Lula caiu no banheiro da residência oficial e bateu a cabeça. Desde então, o presidente vinha sendo monitorado e passando por exames de imagem, mas não havia sido submetido a intervenções cirúrgicas até então.
Lula foi transferido do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, para a unidade em São Paulo após sentir dores de cabeça e passar por exames na segunda-feira.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.