Um incêndio devastador, conhecido como incêndio Franklin, atingiu Malibu, na Califórnia, forçando a evacuação de cerca de 20.000 pessoas. O fogo, que começou na segunda-feira à noite nas colinas acima da Pepperdine University, já consumiu aproximadamente 4.000 acres (1.600 hectares) de vegetação.
Na universidade, funcionários conduziram os alunos para edifícios à prova de fogo enquanto o incêndio se aproximava, cenas registradas por câmeras de celular. Pelo menos sete propriedades foram destruídas em uma das comunidades mais exclusivas da Califórnia, impulsionadas por fortes ventos que espalharam as chamas por cânions íngremes.
Na manhã de quarta-feira, o chefe de bombeiros do condado de Los Angeles, Anthony Marrone, relatou aos repórteres que os bombeiros conseguiram conter parcialmente o fogo nas frentes leste e norte. No entanto, ele alertou sobre a persistência do risco, pois a frente oeste avançou durante a noite. “As condições climáticas, incluindo ventos fortes e baixa umidade, serão monitoradas de perto hoje, pois desempenharão um papel crítico no comportamento do incêndio”, disse Marrone à imprensa. Um alerta de Bandeira Vermelha, devido aos fortes ventos, permaneceu em vigor na maior parte do dia, com a mensagem “A área inteira do incêndio permanece sob ameaça enquanto essas condições climáticas de bandeira vermelha persistirem”. O Serviço Meteorológico Nacional de Los Angeles emitiu um alerta adicional, descrevendo a situação como “PDS = Particularly Dangerous Situation”, advertindo sobre o risco extremo de incêndio e pedindo cautela.
O xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna, relatou que as primeiras evacuações começaram logo após o início do incêndio, com agentes indo de porta em porta. Atores famosos também foram afetados; Dick Van Dyke, que completa 99 anos na sexta-feira, postou no Facebook que ele e sua esposa evacuara sua casa em Malibu, mencionando a preocupação com um gato que escapou durante a fuga. “Arlene e eu evacuamos com segurança com nossos animais, exceto por (um gato que) escapou quando estávamos saindo. Estamos orando para que ele fique bem e que nossa comunidade… sobreviva a esses incêndios terríveis”, escreveu ele.
Malibu, localizada a uma curta distância dos principais estúdios de Hollywood, abriga diversas celebridades, incluindo Lady Gaga, Leonardo DiCaprio, Jennifer Aniston e Cher. Cerca de 1.500 bombeiros combateram o incêndio com apoio de aeronaves que lançaram água e retardante de chamas. Uma grande parte de Malibu permaneceu sem energia na quarta-feira, dificultando a comunicação com os moradores que ainda estavam na área.
Os incêndios florestais são comuns na Califórnia, frequentemente agravados por ventos fortes, conhecidos como ventos de Santa Ana, que sopram ar seco do deserto. Cientistas apontam que a mudança climática, impulsionada pela queima descontrolada de combustíveis fósseis pela humanidade, está alterando os padrões climáticos, prolongando os períodos secos e aumentando a probabilidade de incêndios destrutivos. Décadas de políticas de gestão de terras que priorizaram uma abordagem de tolerância zero para incêndios florestais deixaram grande parte da área rural com excesso de combustível, tornando os incêndios mais intensos, rápidos e perigosos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.