Brasil

Congonhas: R$ 2,4 bilhões em obras para modernização do aeroporto

O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, receberá investimentos de R$ 2,4 bilhões em obras de ampliação e modernização. A iniciativa, lançada em 11 de dezembro de 2024, visa elevar o padrão do terminal a níveis internacionais, segundo a Aena, empresa administradora do aeroporto.

A HTB, construtora responsável pelo projeto, prevê a conclusão das obras para junho de 2028. O cronograma inclui etapas como a demolição de estruturas antigas, preparação dos canteiros de obras, intervenções nos pátios de aeronaves e melhorias nas pistas de taxiamento. Posteriormente, serão realizadas as transferências para novos hangares, instalação das pontes de embarque no novo píer e a implementação do sistema de controle e processamento de bagagens. A finalização engloba a conclusão do terminal de passageiros e dos sistemas de bagagem.

Entre as melhorias previstas, destaca-se a duplicação do tamanho do terminal atual, a construção de novas pontes de embarque e a criação de 20.000 m² de novas áreas comerciais. O projeto também contempla pontos de parada para aeronaves de maior porte, como os modelos Airbus A321neo e Boeing 737 Max 10. Importantemente, o projeto prevê a preservação, revitalização e integração de espaços históricos ao novo terminal. O terminal atual será destinado ao desembarque, enquanto as novas edificações serão usadas para embarque.

A modernização também abrange infraestrutura crucial: uma nova subestação de eletricidade e uma central de resíduos sólidos serão instaladas. As obras não interromperão as operações diárias do aeroporto, que é um importante hub aeroportuário nacional. A solenidade de lançamento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca; o vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth; e o presidente da Aena, Maurici Lucena.

Vale lembrar que, há pouco mais de uma semana, um forte temporal causou o cancelamento de 115 voos em Congonhas, afetando milhares de passageiros. As melhorias planejadas buscam, em parte, mitigar problemas futuros como este.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 28 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.