Ceará
Tendência

Ameba rara causa morte de criança no Ceará

Investigações da Secretaria de Saúde indicam que a fonte de infecção foi a água do açude que abastece o assentamento rural.

Um bebê de um ano e três meses morreu em setembro, vítima de meningoencefalite causada pela ameba Naegleria fowleri, conhecida como “ameba comedora de cérebro“. A confirmação veio nesta quarta-feira (11) através de testes laboratoriais realizados pela Secretaria Estadual de Saúde do Ceará.

A criança, residente de um assentamento rural em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, apresentou inicialmente febre, irritação e vômito, sintomas que evoluíram rapidamente para complicações neurológicas. A presença do parasita foi confirmada por exames de necrópsia.

Investigações da Secretaria de Saúde indicam que a fonte de infecção foi a água do açude que abastece o assentamento. Apesar da criança não ter tido contato direto com o açude, a água utilizada na residência, proveniente do mesmo reservatório, passava por um tratamento inadequado.

Testes realizados na cisterna da casa confirmaram a presença da Naegleria fowleri, levando à recomendação de desinfecção do local. Autoridades de saúde realizaram uma análise retrospectiva na região, mas não encontraram outros casos semelhantes.

Este é o primeiro caso confirmado por exames no Brasil, embora haja registro de uma possível morte pelo mesmo agente infeccioso em São Paulo, em 1975. A Naegleria fowleri é uma ameba de vida livre encontrada em rios e lagos, principalmente em águas quentes.

A infecção ocorre exclusivamente pela via nasal, geralmente durante mergulhos em locais contaminados, e não por ingestão de água ou contato interpessoal. O diagnóstico é complexo, pois os sintomas se assemelham aos da meningite bacteriana, e não há tratamento específico para a infecção. Dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, que registrou cerca de 160 casos desde a década de 1960, indicam uma taxa de mortalidade próxima a 98%.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.