Em 10 de dezembro de 2024, a NASA concluiu uma etapa crucial na preparação para a missão Artemis II: o estágio central do Sistema de Lançamento Espacial (SLS) foi posicionado verticalmente. A operação, realizada no Edifício de Montagem de Veículos (VAB) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, envolveu uma viga de elevação única, projetada para mover o estágio central do corredor de transferência para a Baía Alta 2.
O estágio central, que chegou ao Centro Kennedy em 23 de julho, permaneceu horizontal no corredor de transferência até a manobra. Após a movimentação, as equipes da NASA e da Boeing agora têm acesso de 360 graus ao estágio, tanto interna quanto externamente. Isso também liberou espaço no corredor de transferência, permitindo a continuação da integração dos dois foguetes de propelente sólido ao lançador móvel 1 na Baía Alta 3, também para a missão Artemis II. A Boeing e sua subcontratada, Futuramic, reformularam a Baía Alta 2 para aumentar a eficiência no processamento dos estágios centrais para a Artemis II e missões futuras.
A Baía Alta 2 possui um histórico rico na exploração espacial. Durante o programa Apollo, ela foi usada para a montagem do foguete Saturno V. Já no Programa do Ônibus Espacial, serviu para verificação e armazenamento do tanque externo, além de espaço de armazenamento de contingência para o ônibus espacial. A Artemis II, primeiro voo com tripulação do programa Artemis, levará os astronautas da NASA Victor Glover, Christina Koch e Reid Wiseman, além do astronauta da Agência Espacial Canadense (CSA), Jeremy Hansen, em uma jornada de 10 dias ao redor da Lua e de volta à Terra.
A missão Artemis II representa um marco significativo na exploração espacial, marcando o retorno da humanidade à Lua após décadas. Saiba mais sobre a missão em www.nasa.gov/mission/artemis-ii/.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.