O pagamento do Auxílio Gás, previsto inicialmente para ocorrer concomitantemente com o Bolsa Família, sofrerá atraso, iniciando-se somente na quinta-feira, dia 12 de dezembro. A informação foi divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que, no entanto, não forneceu justificativa para o adiamento.
O benefício, equivalente a 100% do valor médio de um botijão de gás de 13 kg, permanece em R$ 104 neste mês de dezembro. Na quinta-feira, o pagamento será liberado para famílias com Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 1, 2 ou 3. O cronograma para os demais NIS seguirá o calendário do Bolsa Família, com liberação gradual nos dias úteis até 23 de dezembro.
Com previsão de duração até o final de 2026, o Auxílio Gás é concedido a cada dois meses. Neste mês de dezembro, o programa beneficiará 5,49 milhões de famílias, representando um investimento governamental de R$ 570,56 milhões.
Calendário de Pagamento do Auxílio Gás (Dezembro/2024):
- NIS final 1, 2 e 3: 12/12 (quinta-feira) – Plataforma social do Auxílio Gás
- NIS final 4: 13/12 (sexta-feira) – Conta bancária (Caixa Tem)
- NIS final 5: 16/12 (segunda-feira) – Conta bancária (Caixa Tem)
- NIS final 6: 17/12 (terça-feira) – Conta bancária (Caixa Tem)
- NIS final 7: 18/12 (quarta-feira) – Conta bancária (Caixa Tem)
- NIS final 8: 19/12 (quinta-feira) – Conta bancária (Caixa Tem)
- NIS final 9: 20/12 (sexta-feira) – Conta bancária (Caixa Tem)
- NIS final 0: 23/12 (segunda-feira) – Conta bancária (Caixa Tem)
É importante destacar que as famílias com NIS de final 1, 2 e 3 receberão o auxílio na plataforma social, mesmo aquelas que costumam receber via conta bancária. Caso o valor não seja sacado até 26 de dezembro, o crédito será transferido para a conta bancária, acessível pelo aplicativo Caixa Tem e pelo cartão de débito do Bolsa Família.
Para ter acesso ao Auxílio Gás, é necessário estar cadastrado no CadÚnico e ter pelo menos um membro da família recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A legislação que instituiu o programa prioriza mulheres responsáveis pela família e mulheres vítimas de violência doméstica.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.